PALÁCIO DAS RATAS

O Palácio das Ratas é na verdade conhecido por Chafariz d’El Rey ou Chafariz nº 18. O edifício tem 5 pisos mas 2 deles estão abaixo do nível do solo.

É o Chafariz mais antigo da cidade cuja origem data da passagem dos muçulmanos em Lisboa



Inicialmente este chafariz tinha 3 bicas. Mais tarde passaram a ser 9, isto porquê? Porque haviam muitas discussões junto da bica ao ponto do Rei ter de regulamentar quem usava cada bica. Eram um grupo social exclusivo para uma dada saída de água. 
Este palacete pertenceu ao Sr. Armando Dias da Cruz que passou por testamento à sua filha Maria Cristina. Logo após o seu falecimento, em 1980, o edifício passa a ser alugado a despachantes alfandegários, que o deixaram consideravelmente degradado. O risco de ruir era iminente. 
Com o fim de evitar uma perda irreparável, um dos netos, Nuno Mexia, decidiu vendê-lo. Foi restaurado pela Fundação Ricardo Espirito Santo e adquirido por Emílio Castillejos. 
É agora um pequeno hotel com uma vista única sobre o Rio Tejo. Ali existe também uma capela, onde o tio de Nuno Mexia, o Padre Cruz – de referir, um dos santos mais amados do nosso país – celebrava a missa.

Lugares com Alma, com Alma d‘Gente...

Visite ainda o nosso site https://www.withsoultours.com e o nosso perfil no Facebook

Comentários

Mensagens populares deste blogue

RUNA E AS SUAS ESTÓRIAS

CONVENTO DE SANTO ANTÓNIO DA CONVALESCENÇA DE LISBOA

O BAIRRO DA GRAÇA