CARNAVAL

O Carnaval surgiu no nosso cantinho no século XI… Foi a igreja católica que definiu 40 dias de jejum antes da Páscoa, a Quaresma. Os 3 dias que antecediam a Quaresma… Era a desbunda total! Era nesses 3 dias que as pessoas se juntavam, comiam e bebiam e, até escolhiam um Rei… Eram os dias gordos. O “carnis” e “valles”, resumindo: prazeres da carne. E isto diz tudo… O carnaval de Veneza surge exatamente na mesma altura. Nós, levámos o carnaval para as nossas colónias… e foi já no séc. XVII que chegou ao Brasil.

Mais tarde, surgiram os bailes de máscaras, durante o Reinado de D.João IV, mas só em 1830 foi permitido a todos participar. O samba, surge só no início do século XIX.

Em Lisboa, também se celebrava o Carnaval com um grande corso. Nesta foto é possível ver um desfile na Rua Garrett, a continuação da rua ia dar aos Armazéns do Chiado. A imagem espelha bem a vida que havia naquelas casas… as varandas pareciam que iam explodir com tanta gente… mas aqueles eram os residentes daquelas casas.

Carnaval em Lisboa nos anos de 1930


Em Torres Vedras, o Rei do Carnaval chegou em 1923 de comboio…a Rainha só chega no ano a seguir mas…desengane-se…a Rainha, é de fato um homem. Aqui há a tradição dos homens se vestirem de mulher.​Como era uma região onde nem todos tinham posses para fazer um fato de carnaval bem pomposo e ao nível da circunstância, recorriam a roupas velhas das esposas e na cara usavam cartão para as cobrir. E puf… surgiram as Matrafonas. 

Hoje até há o Samba da Matrafona...
​Por motivos óbvios este ano, não haverá Carnaval. Fica aqui uma ideia do Carnaval de Torres Vedras de 2020.





Lugares com alma, com alma d'gente...

Visite ainda o nosso site https://www.withsoultours.com e o nosso perfil no Facebook

Comentários

Mensagens populares deste blogue

RUNA E AS SUAS ESTÓRIAS

CONVENTO DE SANTO ANTÓNIO DA CONVALESCENÇA DE LISBOA

O BAIRRO DA GRAÇA