CONVENTO DE SANTO ANTÓNIO DA CONVALESCENÇA DE LISBOA

 Este convento data do século XVII, pertencia à ordem dos Frades Franciscanos Capuchos. “A casa” era constituída pelo Convento, claustro, igreja e, cerco de recreio e produção, atualmente apenas existe o convento. 

O convento adquiriu o nome de “convalescença” porque era um hospício que recebia os crentes em recuperação, só posteriormente é que seria elevado a convento.

Convento de Santo António da Convalescença | Exterior | Fachada norte
José Vicente 02-09-2015 © CML | DMC | DPC | José Vicente 2015

Quis, a Rainha D. Maria I, que quando construíram o Aqueduto das Águas Livres, os chafarizes da convalescença também fossem abastecidos. É o Chafariz das Águas Boas, ou de Santo António da Convalescença. 


Anos mais tarde com a extinção das ordens religiosas, o edifício é vendido por 5 contos e 600…e transforma-se numa escola técnica, depois numa escola preparatória e, finalmente, na Universidade Internacional, que acabou por encerrar portas.
Foi em 2008 que as portas se encerraram permanentemente. Por aquela entrada com azulejos perfeitamente preservados, já não passam crentes, já não passam convalescente, frades, crianças ou estudantes universitários.
Na rua passam milhares de pessoas à porta todos os dias. A porta fechou-se, e já não se abre mais. 
Agora, só a alma daquela casa pode testemunhar a azáfama de 250 anos de vivenças…

Lugares com Alma, com Alma d’Gente...

Visite ainda o nosso site https://www.withsoultours.com e o nosso perfil no Facebook

Comentários

Mensagens populares deste blogue

RUNA E AS SUAS ESTÓRIAS

O BAIRRO DA GRAÇA