LEONOR, A IMPERATRIZ TORREENSE

Leonor de Portugal por Hans Burgkmair, o Velho, 1473-1531
Leonor de Portugal foi uma jovem que nasceu e viveu parte da sua infância em Torres Vedras. Leonor era filha de D. Duarte I, também conhecido pelo cognome de Rei Filósofo. O seu pai morre de peste, e a mãe – Leonor de Aragão, exila-se em Espanha, mas deixa os filhos – Leonor, Catarina, Afonso (que viria a ser Rei) e Fernando, aos cuidados do Duque de Coimbra D. Pedro.

Leonor fica órfã aos 11 anos. A sua infância foi passada com as suas irmãs Catarina e Joana e com a sua tutora escolhida pelo tio (D. Pedro) a D. Guiomar de Castro. Foi precisamente aos 11 anos que as negociações do seu casamento tiveram início.

A beleza da Infanta era tal que ficou registada por diversos historiadores, arcebispos, pintores, escultores e membros da corte do seu futuro marido. Aos 16 anos é decidido pelos seus tios D. Pedro e D. Isabel de Borgonha que tinha chegado a hora do matrimónio, o casamento seria com o Imperador Frederico III da Áustria. 


Ora, aos 16 anos as paixões começam a surgir… O amor surgiu por D. João de Menezes da Silva, mas, o seu amor já tinha o fim anunciado com o casamento negociado com Frederico III. D. João acompanhou a sua amada na frota de naus até Itália e, logo após o casamento da Infanta, entregou-se à vida religiosa e passou a chamar-se Beato Amadeu.

D. Leonor contrai casamento com Frederico III em Roma. A cerimónia foi presidida pelo Papa Nicolau V. E foram felizes para sempre…. Não.

A comitiva que acompanhava a jovem, agora Imperatriz, foi obrigada a retornar à pátria. Manter a comitiva de Leonor era muito dispendioso e Frederico não o permitia. Leonor ficou sozinha, num país longínquo. Tiveram 5 filhos, mas apenas 2 sobreviveram. 

O marido acusava-a de matar os próprios filhos por lhes dar comida portuguesa e acaba ele a criar os 2 filhos para garantir sucessão. Leonor, acaba por morrer aos 32 anos com uma doença terrível na altura. 



Da sua passagem, pouco resta além de quadros expostos na biblioteca de Viena. 
O seu túmulo está em Wiener Neustadt, Áustria.

A “nossa” Leonor, tanto orgulho em ser Imperatriz, rodeada de tristeza de estar longe do seu país, onde não se falava a sua língua e longe da sua família. Muito deve ter recordado as ruas estreitas junto ao Castelo de Torres Vedras.


Lugares com alma, com alma d’gente…

Visite ainda o nosso site https://www.withsoultours.com e o nosso perfil no Facebook

Comentários

Mensagens populares deste blogue

RUNA E AS SUAS ESTÓRIAS

CONVENTO DE SANTO ANTÓNIO DA CONVALESCENÇA DE LISBOA

O BAIRRO DA GRAÇA